Buscar
  • Primacía Viagens & Turismo

Culin de Sidra


Hoje é sexta! Último dia laboral da semana e, tradicionalmente, dia de um "chopinho" com o pessoal do trabalho. Há que prefira uma taça de vinho, uma dose de wisky ou ainda uma coca com gelo e limão. Em Astúrias, no norte da Espanha, poderíamos ainda acrescentar um "culin de Sidra".


A sidra nas Astúrias é mais do que uma bebida, é toda uma cultura e um modo de vida que começa na 'pomarada', passa pelo 'llagar' e termina no 'chigre' e nas 'espichas' temperadas com gastronomia e música.


Calma, vamos traduzir! rs


Llagar

Os "llagares" são os lugares onde se faz a sidra e as "pomaradas" as fazendas onde crescem as plantações de maçã. "Pomaradas" e "llagares" são um percurso particularmente interessante para experimentar e aprender sobre o mundo da sidra, uma das manifestações mais características da cultura asturiana.



Pomarada

A tradição oral nas Astúrias indica a palavra “chigre” para designar uma sidreria, um local (bar, restaurante) onde se bebe a sidra, por extensão indica também os mecanismos que, fixados nas grades das casas de sidra, serviam para abrir as garrafas de sidra.


"Espichas" são festas típicas gastronômicas da região regadas a Sidra.

Chigre

Para se ter uma ideia do quão importante é a bebida para Asturias, ali se produzem 45 milhões de litros de sidra por ano, onde o início de todo o processo se dá na primavera.





Espichas

A quem um dia quiser visitar a "Espanha Verde", como é conhecida essa parte do norte da Espanha, além de encontrar paisagens naturais belíssimas com coexistências de mar, montanha e lagos glaciares, saborear pratos magníficos da gastronomia local e nacionalmente conhecidos como a Fabada Asturiana ou o Cachopo, poderá fazer um tour pelos quase 80 llagares que existem, sobretudo nas regiões de Gijón, Villaviciosa, Nava e Siero.


Não perca essa oportunidade e fale conosco e venha conhecer Asturias!!






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo